terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

QUARESMA - PAIXÃO, MORTE E RESSURREIÇÃO

"O período quaresmal é o tempo mais oportuno para o povo de Deus refletir sobre o significado da paixão, morte e ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo". (Preciso Falar vol. 1).

Nos textos Bíblicos indicados para este período do Ano da Igreja destaca-se, especialmente, aspectos da ação de nosso Senhor em favor de todos os homens. Se no tempo da Epifania  lembramos o "O DEUS CONOSCO", agora na Quaresma é lembrado o "SERVO SOFREDOR", o Rei dos reis e o Senhor dos senhores.

Qual foi, na verdade a missão de Jesus aqui neste mundo? Fazer milagres, solucionar problemas imediatos de um povo carente e cheio de problemas existenciais? Embora que nosso Senhor não tenha se negado a ajudar pessoas em suas dificuldades físicas e emocionais, a vinda de Cristo, o Messias, foi para derrotar os maiores inimigos do homem, ou seja, o diabo, o mundo e a própria natureza corrupta do homem que se deixou corromper já lá no Jardim do Éden. Jesus veio para ser tentado, à nossa semelhança, veio para ser rejeitado por todos e crucificado através de mãos sujas daqueles que não o aceitaram como Filho de Deus e Salvador do mundo. E é isso que as leituras bíblicas enfatizam neste período.

Portanto, ao refletir, sobre a luta que Jesus teve que enfrentar em nosso favor e por nós, queremos meditar sobre todas as tentações e todas as batalhas que enfrentamos no dia a dia  contra o pecado. E, sobretudo queremos ser mantidos firmes na fé e confiantes de que,  pela obra de Cristo, fomos reconciliados com Deus.

Guardar, pois, o tempo da Quaresma, com devoção e admiração, significa viver por causa de Cristo e em Cristo, o que nos traz consequencias para nossa vida e para as pessoas ao nosso redor. Por isso vivamos, não para nós mesmos mas, verdadeiramente arrependidos, vivamos para aquele que por nós morreu e ressuscitou. Por isso aceitemos a recomendação de nosso Salvador que diz: "Quem quiser salvar a sua vida, tome a sua cruz e siga-me".  Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário